Jane Lynch: “Pressionar alguém para ficar dentro do armário é ridículo”

A atriz de Glee discutiu em entrevista o papel de astros fora do armário: "A visibilidade ajuda tantos jovens que estão passando por momentos difíceis"

por Marcio Caparica

Jane Lynch tem uma longa carreira como atriz, mas só tornou-se mundialmente conhecida quando estourou no papel de Sue Sylvester no hiperbolicamente inclusivo Glee <3. Talvez por ter ganhado a fama depois dos 50 anos, a atriz lidou de maneira diferente com o armário que outros astros do cinema e da televisão, como ela declarou recentemente em entrevista na rádio SiriusXM Progress.

“Eu não tive um momento em que tive que sair do armário”, ela declarou ao jornalista Michelangelo Signorile. “Eu sou atriz, e quando as pessoas começaram a se interessar por mim, e pediam para escrever sobre mim, eu nunca disse que não era gay – então não passei por isso.” Lynch reconheceu, no entanto, o papel que outras lésbicas tiveram: “Eu tenho que dar os parabéns para pessoas como Melissa Etheridge, k.d. lang, Ellen DeGeneres e Rosie O’Donnell, todas que, no auge de suas carreiras, quando tinham muito a perder, ergueram-se e declararam quem eram. O mundo perdeu o fôlego por um segundo, e depois… nada aconteceu.  Isso foi incrível, e meio que abriu o caminho para que eu pudesse atravessar isso calmamente.”

Ela evitou fazer suposições sobre por que outros astros mantêm-se no armário. “Cada um tem sua própria psicologia, seus próprios problemas, seu próprio material subconsciente. Se eu generalizar – é como arrancar as pessoas do armário. Eu acho isso horrível. Você pode estar lidando com uma parte muito frágil da psiquê de alguém. Acho que cada um deve trilhar seu próprio caminho.”

Ninguém jamais insistiu para que ela escondesse que é lésbica, como a atriz Ellen Page afirma que ocorreu consigo. “Ninguém nunca me pediu isso… Outra coisa, não estamos mais nos anos 1950 ou 1960. É ridículo, hoje em dia, que alguém pressione outra pessoa para não sair do armário.”

Agora que Glee terminou, Lynch está prestes a estrear um novo seriado, Angel From Hell, e trabalha como apresentadora de um game show de celebridades, Hollywood Game Night. Produzido por Sean Hayes (o Jack de Will & Grace, também declaradamente gay), o programa exibe competições em que famosos, muitos deles também declaradamente LGBT, como Zachary Quinto (de American Horror StoryStar Trek) e Jesse Tyler Ferguson (de Modern Family), competem em jogos inusitados para ganhar dinheiro para instituições de caridade. Seu programa também ajuda os jovens LGBTs, acredita. “Ainda há partes do país em que é difícil se dar conta que é homossexual, é como se fosse uma pena de morte”, explicou. “Quando se dá esse tipo de visibilidade, se oferece esperança a muitos jovens que estão passando por momentos difíceis. Damos alguma esperança para esses jovens, eu adoro isso.”

Apoie o Lado Bi!

Este é um site independente, e contribuições como a sua tornam nossa existência possível!

Doação única

Doação mensal: