Tailandês sofre bullying on-line por namorar alemão

Noparuj Kaendi e Thorsten Mid namoram há dois anos; reações nas redes sociais escancaram os preconceitos velados, origem do famoso “carão”

por Marcio Caparica

Uma foto de Noparuj Kaendi de mãos dadas com seu namorado alemão, Thorsten Middelhof, ganhou as mídias sociais do mundo nesse final de semana. O casal foi “flagrado” por um fotógrafo do canal de notícias filipino BV Patrol, que postou a foto dos dois em sua página no Facebook. Algo que deveria ser corriqueiro ganhou mais de 17 mil curtidas e foi compartilhado mais de 11,5 mil vezes.

Kaendi é diretor criativo de uma agência de modelos tailandesa, e seu namorado é modelo engenheiro. Os dois estão juntos a dois anos. Eles estavam a caminho do Songkran festival, a bordo de um sky train em Bangkok. O evento é conhecido por atrair milhares de LGBTs da região para a cidade. Não deveria haver nada de muito excepcional. Mas fomos educados a considerar surpreendente – e até errado – que um homem branco, alto e, pelos padrões vigentes, bonito, segure as mãos de um tailandês miúdo, com feições fora do padrão ocidental de beleza, e, ao que tudo indica, afeminado.

Suporta para sa kanila! Bawal ang bitter.

Posted by BV Patrol on Friday, 17 April 2015

O post em si pede: “Apoie-os! Pessoas amargas não são bem-vindas”. Pouco adiantou. Entre vários comentários de aprovação ao casal, o que não faltou foram tiradas preconceituosas: “Os estrangeiros gostam de seus animais de estimação”; “Agora eu acredito que as poções funcionam”; “Acorda garoto!”.

A foto logo se espalhou pelo mundo, postada por outras figuras das redes sociais, e as reações não foram melhores. “Quando a macumba é boa, a amarração pega mesmo” foi a legenda de uma das postagens mais compartilhadas nos perfis brasileiros do Facebook. Muita gente demonstrou apoio e esclarecimento; muita gente comentou que “agora também tem esperança”; e houve vários comentários tristes e reveladores:

  • A loira deve ser podre de rica e estar a beira da morte
  • Aiiii q mimimi chato esse de padronização da beleza! A bicha é feia, estranha e esquisita mesmo! Me poupem!
  • Todas recalcadas com o boyfriend da pintosa
  • Comprando litros de oxigenada 40%, não sou obrigado à (sic) aceitar isso!!!
  • Antes uma feinha tendo a chance de ser feliz no amor do que duas bunitas se chifrando hahahahahahahahahaha

Nossa sociedade é educada para valorizar um ideal platônico do homem heterossexual másculo branco, como explicou Luiza Coppieters no Lado Bi da Educação. O “certo”, aprendemos, é tentar se aproximar ao máximo dessa figura. Incomoda muito ver alguém que se encaixa nesse padrão (ou quase, já que é gay) valorizando alguém que foge tanto desse modelo. E sem vergonha nenhuma.

O resultado desse modo de pensar acontece todas as noites nas casas noturnas do Brasil inteiro: o famoso carão. Os gays mais sarados, brancos e másculos passam a noite rejeitando aqueles que não são tão “ideais” quanto eles, que desprezam aqueles outros que consideram inferiores a si nessa escala, e assim sucessivamente. Com o passar da noite, o nível de exigência vai caindo para que balada não acabe no zero a zero; muitas vezes acabam todos se pegando anonima e clandestinamente nas saunas, onde ninguém responde socialmente por seus atos.

“Então quer dizer que eu tenho que pegar quem não me dá tesão????”, já ouço (mais uma vez) vários reclamarem. Não, não precisa jogar pela janela seus “gostos pessoais” e “o que te dá tesão”. Mas é saudável deixar uma brecha. Ao invés de ficar ansiando a noite inteira por alguém que seja 100% no padrão “ideal”, permitir conhecer alguém que é 70% dentro do “seu gosto”, e descobrir que os 30% que fogem desse padrão não fazem diferença, pelo contrário. Eu já tive várias experiências assim, felizmente.

Já ouvi muita história de “príncipes” que, quando cedem e vão para a pegação na sauna, fazem questão de, então, se jogar com caras que jamais pegariam se seu público cativo dos clubes pudessem vê-los. Livres da amarras sociais, se jogam – com gosto – sobre os “cafuçus”, as afeminadas, os magrelinhos, os gordos. No dia seguinte viram a página, muitas vezes reclamam que não encontram ninguém para algo sério, mas não se permitem serem surpreendidos por alguém que fuja do molde do macho-alfa branco, o único aceitável, a seu ver. Cazuza dizia que quem não sabe amar fica esperando alguém que caiba no seu sonho. Conclusão: quem se prende a esse comportamento é careta, e covarde.

Ao que parece, Noparuj e Thorsten não são uma coisa nem outra. Noparuj, via Instagram, agradeceu o “apoio e positividade” de quem elogiou o casal, e complementou: “Para ser sincero, eu não fiquei tão surpreso quando pessoas aleatórias vieram até nós na noite passada e nos mostraram essas fotos nossas que foram compartilhadas durante a noite inteira. A mesma coisa já aconteceu antes, na mesma época no ano passado, e os comentários vis só me trouxeram preocupações e lágrimas. Esse ano, no entanto, por outro lado, Thorsten e eu, inesperadamente, estamos muito gratos e surpresos pela tempestade de apoio. Nós nunca quisemos nos tornar o centro das atenções… mas obrigado a todos, mesmo assim.”

O que nos traz de volta à questão: o que havia demais para ser mostrado? Nada. O fotógrafo não deveria sequer ter tirado essa foto, por mais que fosse bem intencionado. Porque o que faz com que um casal seja um casal não é da conta de ninguém. Seja esse casal hétero ou homoafetivo, heteronormativo ou queer. Ou mesmo se não é um casal, mas uma tríade. Não importa se entre os envolvidos há diferenças de nacionalidade, de raça, de nível financeiro, de escolaridade, de forma física. Até que haja algum indício do contrário, eles estão juntos porque a convivência entre eles lhes traz prazer, alegria, felicidade. Se você não acha que isso seja possível, pouco importa. Vá buscar sua própria. E, se você não se importar com o que os outros pensam, certamente sua felicidade será mais fácil de encontrar.

Naparuj Mond Kaendi seu namorado Thorsten Mid

Apoie o Lado Bi!

Este é um site independente, e contribuições como a sua tornam nossa existência possível!

Doação única

Doação mensal:

76 comentários

Renilson Junior

Discordando do autor do texto, achei super positivo que o fotógrafo tirasse essa foto e a postasse! É necessário que coisas que desafiam o que a maioria das pessoas acha certo sejam publicadas, comentadas, discutidas, analisadas. Vai existir opiniões que fomentam o preconceito e o ódio? Vai! Mas pensa como essas mesmas pessoas também terão acesso a opiniões decentes e até então alienígenas para seu mundo fechado, quantas pessoas irão rever seus conceitos! Não falar do elefante na sala não faz com que ele desapareça, só reforça o incômodo!

Apoiadora de gays

Ah, vai toma bem no meio do seu cu, faça o favor, que tem ser gay ? Me diz por quê eu ainda não estendi. Vai cuida da sua vida e deixa a dos outro em paz! Se você não apóia, tudo bem, mas não precisa ficar falando aos 4 ventos… Eles devem sofrer muito por causa desses comentários maldosos, vocês não tem sentimentos ? Se eles gostam do mesmo sexo, idai ? São humanos de qualquer jeito e merecem respeito assim como qualquer outro… Aposto que se fosse você no lugar deles não gostaria nada. Então pare de falar uma coisa que você não gostaria de ouvir!

juarez

Sabe de uma coisa, bom mesmo é beijar na boca e ser feliz.
Tenho certeza que muitos desses preconceituosos que atacaram o casal, estão sozinhos. Sem ninguém.

ygor

Não entendo essa mania que as pessoas tem de se meter na vida dos outros.
Os meninos estai felizes e assumiram a relação a dois anos, segundo a matéria.
Felicidade incomoda os infelizes.

Thiago

Bem…eu não sou contra a feminilidade de alguns gays.
Porém, alguns gays afeminados fazem escândalos, são indiscretos, outras vezes imorais…é isso que não concordo…sei que não são apenas os gays afeminados que fazem isso, mas com mais frequência são eles. Não suporto um comportamento assim, pois não combina com meu jeito de ser, sempre fui mais reservado, discreto e respeito todos.
Não ligo para jeitos, roupas, gostos… só o que não gosto é quando as pessoas generalizam e dizem que todos os gays agem do modo dos afeminados, o que não é verdade, tem muitos homens gays que gostam de ser masculino e curtem virilidade.
Enfim, mesmo eu sendo contra ao que eu citei eu respeito. Já vi gays escandalosos e não fiz nada, não falei nada de mal, respeito o jeito dele só não faria o mesmo.

Espero que me entenda, até!

James Cimino

Você tem o direito de achar o que quiser sobre gays efeminados. Agora, se isso não te faz discriminar ninguém, tem nada de errado. De qualquer modo, outro dia um taxista reclamou do modo desrespeitoso que alguns gays usavam para lhe passar cantadas. Eu respondi: tipo o modo desrespeitoso com que vocês tratam as mulheres? Esses gays aprederam isso com vocês homens, porque gostem vocês ou não, nós seguimos alguns modelos masculinos. Ele falou: “sabe que eu nunca tinha pensado nisso? Vou pensar nisso quando abordar uma mulher.”

Maurício Borba

Fico bastante incomodado com a quantidade de gays que tem preconceito dentro da comunidade LGBT e isso me parece um movimento crescente. O oprimido se tornando o opressor, o cara que que na escola provavelmente já foi chamado de viado e ficou super chateado agora, por ser “bonito, quase hétero” desdenhando a bicha pintosinha. Para os que se afirmam “homem que curte homem”, meu amigo, aqui vai um conselho, provavelmente você dá bandeira e o pessoal da firma, os seus amigos, seus tios avós e até o porteiro do prédio já sacaram que você é gay e as pessoas fofocam a seu respeito. Além disso, provavelmente eles ficam com dó de você por você não curtir a vida com que você quer, beijar quando e onde quiser, pois todo mundo sabe que namorar é muito bom. Mostrar sem medo quem você namora não faz de você menos e nem faz as pessoas te tolerarem… Não estou falando pra você fugir dos seus padrões e seus gostos, mas abrir sua cabeça, muitas vezes a bicha pintosa é um cara super legal, que conhece um monte de gente bacana e pode até ter um amigo lindo, do jeito que você sonha. Enfim, apenas o desabafo de alguém que acredita, apesar de tudo, que no mundo tem mais gente legal do que gente otária.

Dan

O “politicamente correto” está querendo agora até controlar o tesão de cada um. Para que ficar procurando inúmeras explicações para quem gosta de manga espada e quem adora manga rosa?. A mesma coisa tem acontecido se você é um loiro ou ruivo que só sente tesão por outros loiros e ruivos ou negro que só tem tesão por outros negros: você é imediatamente taxado de “racista”. Querem impor que toda relação/relacionamento seja inter-racial para ser aprovado/válido. Oras, vão procurar o que fazer…. não tenho atração por bicha afetada, só tenho atração por homens BRANCOS e não tenho interesse nenhum por caras negros, afeminados. Hoje em dia parece obrigatório você ter tesão e atração por pessoas fora do padrão. (politicamente correto).

Eu quero deixar claro que não odeio os afeminados. Eu apenas não tenho simpatia pelo o comportamento deles. O que é muito diferente de odiar e segregar.

James Cimino

Ô Danaerys, chega desse assunto. Já te explicamos e você não entendeu. Procura terapia ou leia um punhado de textos acadêmicos sobre o assunto. Ou ainda umas aulinhas de redação lhe cairiam bem. Olha essa frase: “Eu não odeio os efeminados, apenas não tenho simpatia pelo seu comportamento…” Tipo: “Eu não sou homofóbico, mas…”

Dan

Isaac, não tem nada de errado homens brancos se sentir atraídos por pessoas da mesma raça.
Ninguém deve ser obrigado a se deitar com um negro ou um afeminado só para exteriorizar para a sociedade que é uma pessoa politicamente correta.

Júnior

O que eu acho que o Dan quer dizer é que ser gay é gostar de homem, e os afeminados estão um pouco distantes do “homem”, se eu não tenho tesão em mulher, eu não vou ter tesão em afeminado, que lembra muito uma mulher! Posso ser massacrado por esse comentário, mas eu acho que é isso que ele quer dizer, e eu concordo em partes, eu sinto atração por homens e pela masculinidade, pela virilidade, e são pontos essenciais, não menosprezo, mas não curto homem que se comporta com uma fadinha bailarina!

Júnior

Basicamente se eu me sentisse atraído por feminilidade, gostaria de mulher, acho que é isso!

isaac carneiro victal

Perdão por entrar nesta discussão,mas só gostaria de frisar que o”gosto” dos senhores ”Dan” e ”Júnior” privilegia homens brancos,viris,tradicionais etc.Descartam negros,índios,asiáticos,efeminados e mulheres de fato .

Vejam só,duas pessoas esfregam na cara de todos num site onde se defende minorias que não acham atraente NINGUÉM pertencente às referidas minorias supracitadas.As pessoas aqui com certeza não ficarão ser dizer nada,quando dois indivíduos ”gays” entram simplesmente para destruir o propósito da matéria em questão e do própio site,qual seja,defender as minorias,a parte mais fraca.

Marcio Caparica

Obrigado por nos ajudar, Isaac. Eu já não respondo mais a esse tipo de argumentação de gente preconceituosa porque, se veio até aqui, leu o texto todo e ainda assim não entendeu nem repensou suas atitudes, não vale mais esforço da minha parte.

Denílson

No caso vc e passiva sò pode nè? Rsrs cara se toca esiste ativos e passivos. Isso que dizer que os mais afeminados são os passivos e os mais masculinos digamos assim são ativos. Mais isso não que dizer nada. Pois ambas as partes tem a famosa “PIROCA”. Então eu acho isso uma falta de respeito pois como pode um “GAY” fala de outro. Afinal todos gostão de PIROCA. Afenimados ou não todos são homens então “RELAXA E GOZA” !…

Guto

Meninos (James e Márcio), continuem com estes posts, continuem respondendo os comentários, pois vocês não fazem ideia do quanto isso contribui para a quebra desses esteriótipos e paradigmas heteronormativos, tão intrínsecos nos gays que passam despercebidos.

Eu sofro de outro problema: não me relaciono com gay que se acha hétero, que é “discreto e fora do meio”, que “não gosta de chamar atenção”, que não é autêntico e nem se sente livre para se mostrar. Sei lá, não tenho vontade, só por isso já dá um desânimo. Será que sou preconceituoso e segregacionista? hahahahahaha

James Cimino

Olha, eu entendo seu bode com pessoas que se descrevem assim, mas, na essência, não há nada de errado com gays masculinos. O que há de errado é usar essa postura, essa característica pessoal, para discriminar outros tipos de gays. 🙂

Gustavo Pereira

Sei bem como é isso, quando eu comecei a me relacionar com meu companheiro, passei por algumas ofensas por eu ser gordinho e ele ter gominhos na barriga. Como se a única coisa que importasse para o nosso relacionamento fosse o tanquinho dele ou a minha barriga saliente.
Ridículo demais esse preconceito todo. Eu sempre tive a minha preferência por caras como eu, gordinhos, peludos e de barba. Sempre procurei esse estilo de caras e achei e gostei muito. Do nada me aparece esse cara saradinho e que sofre meses para crescer um fio de pelo na cara, por algum motivo que sei qual é mas não sei explicar, foi com ele que eu me casei e é com ele que tenho todo prazer de dividir a cama toda noite na nossa sinfonia de roncos.
Ele também fugiu dos padrões que procurava ao me escolher. Mas nenhum de nós dois precisou comentar coisas como estou vendo aqui de que é obrigado para ser politicamente correto e tal e tal…
NINGUÉM É OBRIGADO A NADA, MAS ACEITAR AS DIFERENÇAS É O BÁSICO DO BÁSICO.
Você não precisa ficar com um gordo se vc não gosta, por exemplo, mas também não precisa sair por aí avisando que o cara é gordo e que é por isso que vc não quer. Apenas rejeite o convite ou o que quer que seja educadamente sem necessidade nenhuma de avisar o cara que ele é gordo ou afeminado ou baixinho ou alto ou seja lá a característica riscada da sua lista. Pode ter certeza de que ele já sabe disso, já ouviu muito isso e não precisa de mais um babaca explicando o óbvio para se justificar.

Júnior

O tailandês é feio ao meu gosto, realmente não curto esse estilo miudinho magrinho, já o alemão é bem interessante, eu curto totalmente o estilo europeu, na minha opinião os mais belos, mas não fique criticando o casal, afinal não conheço nenhum dos dois para saber como são como pessoas! Já essa de ter que ficar com pessoas fora do seu gosto, acho isso uma imposição do politicamente correto, mas que na verdade não muda o gosto de ninguém! Eu jamais ficaria com um negro ou asiático, ou índio, boliviano, eu só tenho interesse por homens brancos como eu sou! Quanto o ser afeminado, todo gay é um pouco, então não julgo, não é um critério de escolha!

Júnior

Mas é fácil chamar de racista! A sua opinião jamais vai se sobrepor a minha, afinal, a vida é minha, o corpo é meu, a sexualidade é minha, então eu não devo satisfações sobre o que gostou ou não, sobre as pessoas que me relaciono ou não! O politicamente correto é muito chato! Ser racista é odiar e segregar outras etnias, e eu não faço isso, só não tenho interesse afetivo/sexual!

James Cimino

Não é apenas fácil. Eu posso provar que você é racista. Veja, se você exclui qualquer possibilidade de sexo com uma pessoa APENAS POR CAUSA DE SUA ETNIA, você é racista. E sim, você tem razão, segregar alguém em razão DE SUA ETNIA, é racismo. Assim como você está fazendo agora. Segregando sexualmente negros, índios e bolivianos. E quer uma prova boa? Não precisa nem responder aqui. Apenas pense alguns sex symbols negros: o Marcelo Mello Jr. e o Idris Elba. Você não ficaria com eles? Provavelmente não. E por quê? Sua resposta mental será: PORQUE ELES SÃO NEGROS. Ou seja, você é racista. Não funcionou? Pensa então em Beyoncé, cuja beleza é uma unanimidade. Se você fosse hetero, também não ficaria com ela por ela ser negra? Se a resposta for sim, você é racista.

Júnior

Minha intenção não é discutir! A única exigência que tenho para me relacionar com uma pessoa é que seja branco, caucasiano, não tenho atração por outras etnias! Eu não consigo ficar com uma pessoa que não me atrai, simples assim, esses atores que você menciona são sim muito bonitos, mas eu jamais ficaria com alguém desse estilo! Não é racismo, é gosto! Mas o mundo é livre para cada um ter seu próprio gosto, e que diferença faz o tipo de pessoas que me relaciono? Só faz diferença na minha vida, na de mais ninguém! Bom, é isso, cada um com seu gosto e sua opinião!

James Cimino

Alguém desse estilo quer dizer o que? Desse estilo negão? hahahahahahaha

Júnior

Mas não entendo o que tem de tão horrível um homem branco gostar de se relacionar apenas com homens brancos! Do mesmo jeito que tem homens negros que escolhem se relacionar apenas com homens negros, mas eles não são criticados por isso! Não vejo problema em gostar da minha etnia! Que diferença faz para alguém eu me relacionar ou não com outras etnias?

James Cimino

Desculpa, mas eles são criticados por isso, sim. O que tem de errado nisso? Eu respondo: racismo. Não há problema em gostar a sua etnia, mas há problema em gostar apenas da sua e achar que isso é ok. Se o que te impede de ter uma relação com uma pessoa, por mais linda, legal, bem sucedida, inteligente, enfim, tudo o que normalmente se procura em alguém, é apenas a cor de sua pele, isso é racismo. Não adianta fugir. Dá uma lida nisso aqui: http://www.ladobi.com/2014/04/racismo-homofobia-preferencia/

Júnior

Mas eu não entendo isso, para não ser chamado de racista eu teria que ficar com uma pessoa que não me atrai? Apenas para me enquadrar no politicamente correto? Se fosse um negro falando que não gosta de branco, você chamaria de racista? Não, a maioria diria que ele tem orgulho da sua raça, que é um ato político e tal!
Me responda uma coisa, que diferença faz eu nunca ficar com um homem negro, ou de outra etnia qualquer, que diferença faz isso?

James Cimino

Sim, chamaria um negro que diz não gostar de branco de racista. E eu não disse que você deve ficar com alguém. Disse pra você que o fato de você se impedir de estar com um negro por causa do cor da pele dele é racismo. É mais pra você refletir sobre o que fala e sobre como age do que para te obrigar a fazer algo… E sim, faz diferença. Faz toda a diferença. Eu, por exemplo, não gostaria de ser amigo de alguém que pensa e age assim. Talvez isso não tenha importância pra você poque talvez você nem queira ser meu amigo, mas talvez faça a diferença na sua vida quando um dia você perder a oportunidade de estar com uma pessoa maravilhosa só por causa da cor da pele dela. E não pense que isso é só seu gosto. Nossos gostos são construídos em grande parte por nossa cultura (racista, classista, homofóbica e machista) e pela publicidade. E você reproduz isso mesmo sem perceber. Eu, por algum motivo que desconheço, sempre achei um saco os modelinhos determinados e sempre adorei os anúncios da Benneton, que tinha gente de todo tipo. Enfim, reflita. E sobre te obrigar, talvez você esteja “se obrigando” a só gostar de um tipo de gente.

Júnior

Eu fico muito grato por tudo que você escreveu, e sim me fez pensar! Eu concordo que existem pessoas maravilhosas que não estão dentro do que é meu ideal, mas eu não preciso me relacionar afetivamente ou sexualmente com elas, posso ter uma amizade forte e muito boa! Não é questão de se permitir, mas de ter tesão mesmo! E eu não tenho o menor! Mas eu respeito a sua opinião e agradeço muito pelo seu ponto de vista!

James Cimino

Não é o que o negro daquele texto que eu te passei acha. E eu li esse texto e achei ele tão racista. Mas tão racista. Não acho que o objetivo de programas de TV ao colocarem pessoas de etnias diferentes se relacionando tenha outra mensagem que não a DIVERSIDADE. Especialmente nos EUA, onde, em reação à hegemonia branca, a indústria do entretenimento criou os filmes só de negros, as séries só de negros. E isso, a meu ver, nada mais é que um tipo de racismo reativo a outro racismo. Se a cor da pele das pessoas não determina seu caráter, porque eu deveria, sendo negro, rejeitar pessoas brancas já que não quero ser rejeitado por ser negro? Não faz o menor sentido isso. Tá na cara ali que o cara se obriga estar sempre com negros porque isso é “um ato político”. Oi? Lá está ele segregando igualzinho. E você pode reparar que este é um texto bem diferente daquele que te passei. Aquele fala do cara que não tem modelos. Este tem um único modelo.

Dan

Concordo com você Júnior.

Agora somos obrigado se relacionar com as bichas escandalosa e tem que ser negro, se não quisemos relacionar com eles vira preconceito e racismo (Politicamente Correto)

James Cimino

Você não é obrigado a se relacionar com ninguém. Mas você é obrigado a não ser racista, misógino, machista e homofóbico porque você é VIADO, ENTENDEU? VOCÊ NÃO É MAIS MACHO QUE NINGUÉM. VOCÊ DÁ O CU, CHUPA ROLA E SOFRE PRECONCEITO.

Júnior

Mas eu não entendi esse seu comentário, ser gay é sentir atração por pessoas do mesmo sexo, não por mulheres, isso é misoginia? Não! Ser de uma etnia e se relacionar com os iguais a você é racismo? Não! Quanto ao ser ou não afeminado, vai de cada um, eu não discrimino por isso, mas não curto! Preconceito todo mundo já sofreu, mesmo o branco, hétero de classe média, todo mundo, o ser humano é assim mesmo, gosta de rotular, segregar e separar!

James Cimino

O branco sofre preconceito por ser branco? NAONDE? Talvez na África do Sul por motivos de BRANCOS IMPLANTARAM O APARTHEID, que era uma regime racista que segregava negros. Hetero sofre preonceito aonde amigo? Tem algum caso relatado? E quem está segregando é você ao dizer que contigo só branco.

Júnior

Os comentários estão indo para um lado de discussão, e eu não quero isso! Li esse link que você colocou, e tem um comentário seu que me fez pensar, “Nunca aceitei esse papo de “ai, não é meu tipo”, sabe por quê? Por que há caras de todos os tipos que me agradam.” mas esse é o seu gosto, a sua opinião, você deveria entender que nem todos pensam assim, que nem todo mundo gosta de todos os tipos de pessoas, só isso, cada um pode determinar com quem se relaciona ou não sem ser julgado por isso!

James Cimino

Mas você vai ser julgado por isso, Júnior. Um dia você vai soltar essa e alguém vai se ofender. E você pode passar por uma situação bastante embaraçosa. E isso não tem a ver com pensar diferente, mas por que penso diferente. E como eu disse, você falou em segregação. Mas isso que você faz é segregação. Não é só gosto. Enfim, pense e reflita.

João

Oi Junior, após ler a matéria estava lendo os comentários e o seu me chamou bastante atenção porque, embora você esteja reproduzindo preconceito, parece que você quer entender onde está esse preconceito (porque obviamente você não está percebendo) e isso é legal da sua parte, não vir aqui só xingar e dizer que não está de acordo, como muitos. Eu também já reproduzi esse mesmo preconceito argumentando a questão do gosto, mas hoje entendo que o nosso gosto é cultural, baseado numa sociedade patriarcal onde o homem hetero branco é considerado padrão. Além de sofrermos imposição das mídias. Tanto é prova que o gosto é cultural que em outras épocas o padrão de beleza era totalmente diferente de hoje, nos anos 20, 30 ser mais gordinha era legal. E outra, você nunca pensou porque o seu gosto é igual ao das revistas que tem homens com o padrão de beleza?
Assista a esse vídeo do Canal das Bee no youtube, https://www.youtube.com/watch?v=WQcjfwExRs4 (não sei se pode publicar link externo aqui) se gostar assista a mais vídeos, o canal é ótimo, é educativo, é didático.

James Cimino

Boa, João. E sem problema com o link do Canal das Bee. 🙂

João

Você não precisa começar a se relacionar com ninguém que não queira, não é nada disso. Você só precisa refletir e entender, e depois disso acredito que você vai perceber que existem outras possibilidades.

Júnior

Oi João, obrigado pelo link! Mas eu não concordo com o que é falado nesse vídeo, até entendo o ponto de vista, mas não é o que eu penso! Eu sou branco, alto, olhos e cabelos claros, mas não sou capa de revista, estou bem longe disso, então se eu só tenho atração por pessoas da minha etnia, quer dizer que sou preconceituoso?
Acho que não, se eu fosse asiático ou qualquer outra etnia e quisesse me relacionar apenas com pessoas “iguais a mim”, eu seria julgado do mesmo jeito? Acho que não, a maioria diria que eu teria orgulho da minha “raça” e tal! Eu realmente não me sinto atraído, só isso, acho que não é uma questão política, é um gosto apenas! Acho que o politicamente correto é muito chato, quer forçar as pessoas a ser o que não são! A diversidade abrange os gays que gostam de todos os tipos de pessoas e os que não gostam, os que gostam dos machões, e os que gostam dos afeminados, ou não faz questão de nenhum, os ativos, passivos e versáteis, então querer enquadrar todo mundo em uma coisa só, também não é legal, então eu gosto do que eu gosto, e cada um tem um modo de ver as coisas, assim todos podem conviver em paz! Abs

James Cimino

Júnior, se você está insistindo com essa questão, mesmo após tanta argumentação, das duas uma: ou você sabe que o que estamos falando é certo e está tendo que se confrontar com seus próprios preconceitos ou você está procurando alguém aqui pra passar a mão na sua cabeça. A segunda opção não vai acontecer.

Júnior

Eu não quero que ninguém passe a mão na minha cabeça, eu sei admitir quando estou errado e aprendo com isso! É que eu sempre achei que era normal ser assim, nunca tinha visto por outro ponto de vista! Minha intenção não foi ir contra o que o site expõe! Obrigado James pela paciência e pelas palavra duras mas necessárias, você ajudou a abrir meus olhos! Forte abraço!

James Cimino

Poxa, Junior, desculpa se fui duro demais. A intenção não era te agredir nem te ofender. Fico feliz que você tá refletindo. Seja sempre bem-vindo! 🙂

Júnior

Oi, você não foi duro demais e muito menos ofensivo, foi até paciente demais, e sou muito grato! As vezes só aprendemos as coisas de uma maneira mais difícil! Me ajudou a refletir e mudar algo que eu achava ser certo, mas não era! Muito obrigado!

Dan

Primeiramente vamos parar de hipocrisia porque ninguém mentiu ao dizer que o Tailandes é feio.

O homem branco masculino realmente é visto como bonito e desejável.
Eu sinceramente não vejo problema nisso, tem de separar preconceito de gostos alheio, ninguém deve ser obrigado a se relacionar com quem não sente desejo. Querer respeito é uma coisa, querer mandar no gosto alheio é outra.

James Cimino

Bom, quem depreciou o gosto do alemão foram vocês que ficaram aí com esse recalque de dizer: ai, ele ficou com uma feia e blá blá blá. Aliás, manda uma fotinho sua pra gente avaliar se você é bonita? E outra, ela é feia segundo quem? Segundo que padrão? Sob que perspectiva? Acho tão engraçado essas gay caga regra querendo determinar o que é bonito e o que é feio. Eu posso dizer sem medo de errar: feio é um bando de viado que sofre preonceito o tempo todo sendo preconceituoso.

Dan

Cara na boa, vai se ferrar com esse seu argumento politicamente correto.

1)Eu não sou obrigado me relacionar com bicha afetada escandalosa, se eu quisesse namorar com alguém afeminado namoraria uma mulher de verdade.

2)Eu gosto de caras discretos, apenas para revelar a minha família, ninguém mais precisa saber quem eu namoro… Não devo a ninguém.

3)Eu sou HOMEM que gosta de HOMEM. Adoro ser homem, me visto como homem, falo como homem e gosto de caras assim também.

4)Não que eu seja “enrustido”, mas eu não gosto de chamar atenção como alguns afeminados gostam, odeio esse mundinho “purpurina”, sou eu msm e ponto.

James Cimino

Olha, nem vou discutir isso com você, apenas te sugerir (não te obrigar) a ler esse texto aqui sobre essa sua afirmação de “se fosse pra pegar um efeminado eu pegava uma mulher de verdade”. Eu duvido que você seja uma pessoa de mente aberta para ler isso e aprender alguma coisa e se envergonhar desse monte de besteira que você escreveu, mas tô aqui fazendo a minha parte: http://www.ladobi.com/2015/04/caminhoneiras-lesbicas/

James Cimino

Sobre você curtir “caras discretos” e depois dizer que não é enrustido. Só uma pergunta: você já viu algum hetero preocupado em esconder quem ele namora? Não, né?

Dan

1)Não quero esconder nada.

Eu só acho que ninguém é obrigado a ter que me aturar beijando meu namorado em publico.

Dante. Eu acho que você está equivocado, ser discreto não significa ir pra balada e ficar sem camisa.

Ser discreto é aquele cara que se conserva, romântico, companheiro que gosta de fazer coisas simples.

James Cimino

ATURAR???? Escuta, eu não acho que eu ATURE qualquer casal hetero se beijando. Eles que se beijem o quanto quiserem. Acho lindo pessoas que se amam se beijando. Assim como eu também beijarei o meu namorado aonde eu quiser e o quanto eu quiser. Expressões de amor não me ofendem. Mas se você acha a expressão do seu amor ofensiva, miga, você tem pobremas. Dante, ser discreto pra ele é achar que se é menos viado porque não beija em público…

Dante

Dan, eu quando falei sobre as “beldades” de balada adeptas do “fazer a egípcia” por se acharem o último anel sabor cebola do saco de salgadinho Fofura realizei um comentário paralelo, não quis discutir o que vem ou não vem a ser “discrição”, entende? Dito isso, muito chamou a minha atenção essa sua frase “eu só acho que ninguém é obrigado a ter que me aturar beijando meu namorado em publico”, sabe por quê? Porque, embora você tenha o direito de viver como achar melhor e respeito caiba em todo lugar INDEPENDENTEMENTE DE SEXUALIDADE, atente-se fortemente à questão de que muitos de nós homossexuais, inconsciente ou deliberadamente, perseguem um modelo de “gay ideal” e este, se analisarmos com rigor, nada mais é do que o gay ideal PARA HÉTERO SUPORTAR. Em outras palavras, aos olhos da heteronormatividade, QUANTO MAIS A SUA SEXUALIDADE PUDER ENCERRAR-SE EM SI MESMA, MELHOR, e aí cabe a você refletir até que ponto você está comprando o discurso opressor travestido de aceitação do “gay que se dá ao respeito”, até que ponto você está disposto a transitar dentro do cercadinho delimitado pela heteronormatividade, até que ponto você está se contentando em ver a sua homossexualidade sendo instrumentalizada aos projetos dos outros e às metas coletivas, e por aí vai.

Dante

Perfeito, James. E sobre esse trecho do texto…

“… O resultado desse modo de pensar acontece todas as noites nas casas noturnas do Brasil inteiro: o famoso carão. Os gays mais sarados, brancos e másculos passam a noite rejeitando aqueles que não são tão “ideais” quanto eles…”

… olha, eu vou lhe dizer: que preguiça imensa eu sinto quando vejo essas “beldades” na noite, James, nossa… Estou em um estágio tal que, quando eu bato o olho nesses caras que ficam “desfilando” na balada sem camisa ou com a roupa quase estourando fazendo a egípcia para todo mundo, eu não sinto interesse algum. Pode ser lindo, pode ser o que for, eu chego a sentir até pena às vezes. Cada vez mais aprecio gente que transita “no mundo” com uma postura mais madura, mais generosa, você entende? Abraços.

tom

Acho difícil que as pessoas não julguem casais pela beleza ou feiúra, seja de ambos ou de um só, assim como julga-se pelo dinheiro, pela classe social, e outras variáveis, inclusive intelectual, já vimos casal sendo julgado porque um parecia mais culto que o outro.
E é bom que essas coisas aconteçam assim de forma pública, porque escancara nossos pensamentos e de alguma forma nos faz pensar, seja que estamos certos em julgar, seja rever porque pensamos coisas assim. O amadurecimento não vem de regra, mas do questionamento, da reflexão.
Eu vi amigas mulheres heterossexuais, brancas, classe média alta, bonitas, rindo do casal e falando da tal macumba, sendo que algumas inclusive frequentam candomblé em busca de homem. E todas muito certas de que a bichinha era feia e o cara era um deus que ela não merecia e ganhou na megasena.
Como se diz, as opiniões falam mais de quem as emite do que de quem elas estão falando. Muito provavelmente, refletem o medo de rejeição que sentem, seja pela (falta de )beleza, seja por qualquer razão.
E jogue a 1a pedra quem não se pega julgando um casal baseado numa foto, numa piada viralizada. A gente pensa, julga, mas tomara que a gente também reflita, se questione.
Que o seu texto seja uma reflexão apenas, porque não cabe a ninguém dizer o que o outro está “perdendo” por ser isso ou aquilo, mesmo que a gente ache que a pessoa livre de preconceitos e com cabeça aberta viva mais e melhor. Isso é uma idealização, por mais que pareça fazer sentido.

Isaac Carneiro Victal

Desculpem-me pela ousadia de corrigí-los,mas ao atribuir ao alemão a profissão de modelo e o tailandês diretor criativo de uma agência de modelos,isto serviu para que más línguas afirmarem que esta poderia ser uma relação por interesse.
Justamente este fato para mim foi muito estranho,pois este alemão jamais trabalharia como modelo na Ásia,pois assim como nós ocidentais não vemos em geral homens efeminados como desejáveis,lá homens másculos com barba e pelos pelo corpo são considerados feios.Mesmo entre os descendentes de japoneses que vemos em São Paulo,poucos usam barba ou desejam ostentar uma,por exemplo(imagino que o prezado Márcio Caparica autor do texto more em São Paulo).

Muitos ocidentais se chocam com estas características descritas acima,li uma vez na internet relatos de norte-americanos que moravam no Japão e na Coréia reclamando que enquanto na sua terra natal os homens iam para a academia e praticavam esportes e lutas,os orientais para os salões de beleza e para as boutiques! O que poucos entendem é que isto não é uma prática disseminada entre uma minoria de gays apenas,definitivamente ser forte,ter barba e ser macho não é belo nem desejável na cultura deles,universalmente falando.Chega-se ao ponto de alguns homens,como os artistas do visual kei,assumirem toda o papel o indumentária FEMININOS e isso os orientais NÃO LIGAM À SEXUALIDADE OU MESMO GÊNERO,ACHAM TUDO ALGO PURAMENTE ESTÉTICO.

Com certeza esse casal não passa por situações constrangedoras na Tailândia e na Europa,embora neste último caso vigorem os padrões ocidentais de beleza,as pessoas não se escandalizam com esse tipo de coisa na União Européia.Quem espalhou este foto em questão foi um jornalista Filipino,país que foi dominado por certo tempo pela Espanha e possui certos traços latinos na sua cultura devido a isso.Inclusive alguns modelos brasileiros descendentes de japoneses aparentemente só conseguiram entrar no mercado Filipino e não em outro da região justamente pelos padrões de beleza deste país serem mais parecidos com os nossos.Não quero mais tomar o tempo de ninguém,mas tenho certeza que no nosso país este relação seria um escândalo!

Marcio Caparica

Oi Isaac. A informação errada (e já corrigida) veio de um site em que eu pesquisei essa história, não foi colocada com más intenções. Só gostaria de adicionar uma informação: sim, por lá deve haver outros padrões de beleza (felizmente). Mas sei de muitos modelos brasileiros (com quem conversei quando trabalhava em revistas) que vão para o Oriente trabalhar, e por lá passam meses fazendo duas, três sessões de fotos por dia, porque há muita demanda de trabalho para ocidentais em catálogos etc. Então por lá, como aqui, deve haver de tudo e todos os gostos – apesar da nossa cultura aqui, como eu já disse, e digo no texto, valorizar apenas o homem cis masculino hétero e branco.

Maria

como assim nao passam por preconceito na europa e na tailandia? na europa, ainda mais alemanha, so por serem gays e pelo cara ser tailandes.e na tailandia, por serem gays e o outro europeu! a europa é o berço dos problemas do mundo, não das soluções!

Isaac Carneiro Victal

Todas as pesquisas e estatísticas apontam a Europa Ocidental hoje como um dos lugares menos preconceituosos do mundo,com relação ao oriente os países de maioria budista nunca condenam fortemente homossexuais pois esta religião não desaprova tal prática.

Isaac Carneiro Victal

Informações erradas nesta peça jornalística:

1-O alemão é engenheiro e não modelo.
2-No extremo oriente ”efeminados” são o padrão desejável de beleza e homens másculos jamais conseguem trabalho como atores ou modelos,são vistos como rudes trabalhadores braçais.
3-Mulheres do extremo oriente gostam de homens efeminados e rejeitam o padrão ocidental de ”macho”,procurem saber sobre kpop ou visual kei.
4-O rapaz ”efeminado” está dentro dos padrões de beleza da própia cultura.
5-Tanto escândalo se dá entre nós latino-americanos pois valorizamos a masculinidade acima de todas as outras características num homem,a ponto do nosso amante poder ser feio,pois como diz o ditado ”o homem deve ser feio forte e formal”,mas efeminado nunca,mesmo se este for bonito como uma mulher,isto nos escandaliza!

Marcio Caparica

Obrigado por apontar o erro quanto à profissão do Thorsten! E obrigado por compartilhar as outras informações. Para os efeitos desse artigo elas não podem ser consideradas erros, já que ele debate exatamente esse escândalo da nossa sociedade ocidental, mas gostei de saber que os padrões por lá são diferentes, vou estudar mais!

Luiz

É por isso que eu gosto desse site, na primeira vez que vi essa foto eu fui tomado pelo preconceito e julgamento como foi descrito na matéria, porém foi muito bom ver onde esta apontava, me fazendo ter uma auto-reflexão sobre meus atos, eu gosto bastante quando isso acontece, parabéns mesmo pela matéria 🙂

Guilherme Lima

E se perguntadas se são preconceituosas, muitas pessoas até se ofende ou batem no peito negando dizendo que nunca, jamais. Mas, diante de uma situação em que envolve a relação entre seres humanos, e aí não importa que categorias sejam se dão o direito de desmerecer e desqualificar. O que importa é que ali surge uma maneira de amar, um encontro com encanto, um olhar, o desejo. A cumplicidade, o estar juntos. É.. com diz a letra “qualquer maneira de Amor Vale a pena, qualquer maneira de Amor vale Amar”. Gente Amarga e Infeliz É que se sente incomodada. Seria incapacidade afetiva ou o medo social de expressar seus desejos, emoções que fogem a qualquer padrão?- Séramos Felizes. Vamos nos permitir!

carlos

Os comentários aq ainda valorizando Thor reforçando os padrões !!! Menos né pfv !!!!

Jim

hedonismo está colado nos gays, só gente hipócrita ignora o fato de que esse asiático não pegaria ninguém numa balada por aqui, o almeão gosta dele e ok,ok, mas a realidade é a maioria de nós quer bofão e não um tipo como esse asiático, e não há nada de errado nisso

James Cimino

Quando alguém fala “a maioria de nós” qualquer coisa já acho que tá tudo errado. Primeiro porque você não pode falar pela maioria de nada, porque sua concepção de mundo, seus contatos, a área geográfica pela qual você circula são todos muito limitados. Talvez a maioria das pessoas do seu círculo de amizades, que não é a maioria do mundo. E eu não estou baseando essa afirmação apenas em minha opinião, mas em textos acadêmicos sobre construção de estereótipos e de preconceitos. E se você limita seus gostos a uma prateleira de supermercado com bofões de anúncio de cueca, isso diz muito mais sobre você que sobre eles dois. E os europeus achariam essa sua afirmação ridícula, porque eles, embora para nossos olhos domesticados sejam todos lindos, não se consideram lindos. Eles se consideram comuns e procuram pessoas que fujam ao estereótipo europeu. Então, não se trata de hipocrisia. O fato é que padrões de beleza não são nada além de padrões estabelecidos pela indústria da moda, que fashion victims como você adoram ostentar como algo inerente a todos. Desculpa, meu gosto foi igualmente moldado pela publicidade, da Benneton…

James Cimino

Juro, e já peguei umas que deram banho em muita bicha Rio de Janeiro, aquela bicha que acha que ser bonita basta… Mas você não parece ser uma pessoa aberta a surpresas. Então… Só posso lamentar por você…

Pedro

Olha… Vou fazer um comentário como o da propaganda do ruivo (que não sei o nome) com a ruiva Marina Ruy Barbosa… Desse tailandês eu só consigo pensar/falar coisa boa.. Que coisa linda esse Thor!! Palmas e palmas! 😀

Paulo César Vieira

Aposto que Thorsten Mid encheu Kaendi de beijos depois disso tudo. Para o desespero das inimigas! O choro é livre gente, quando recalque!

Comments are closed.