Professor sofre tentativa de ataque homofóbico dentro de shopping em SP

Seguranças tiveram de conter vendedor responsável pelo agressão por duas vezes; loja afirma tê-lo demitido

por James Cimino

Aconteceu na semana passada. O professor Robson Sousa tinha acabado de sair do supermercado no shopping Butantã e passeava pelos corredores olhando as vitrines.

Ao passar pela vitrine da uma loja de tênis, viu que estava sendo encarado de maneira hostil por um dos vendedores. Intrigado, questionou o que havia de errado. Segundo o relato do professor, foi o que bastou para que o vendedor (com quem não conseguimos contato) fosse para o interior da loja, tirasse a camiseta do uniforme e partisse para cima dele aos gritos de “viado” e “filho da puta”.

“Eu corri pedindo ajuda e os seguranças seguraram o cara. Eu ficava gritando que aquilo era um absurdo e o cara esperneando e tentando pular em cima de mim e dizendo que ia me pegar lá fora”, contou o professor.

Em seguida, Sousa foi encaminhado à central de segurança e fez uma reclamação formal com a direção do shopping. Ao terminar o procedimento, saiu acompanhado de um segurança e percebeu que o vendedor continuava seguindo-os.

Laerte_Homofobia“O segurança teve que fazer outro chamado de rádio e chamar outros para conter o cara. Aí eles tiveram que me escoltar até o outro lado da rua porque o cara estava enlouquecido. O pior de tudo é que o gerente da loja de tênis deu razão a ele e disse que eu procurei por aquilo. Eu disse que em vez de ele ficar dizendo que eu tinha culpa, ele deveria estar repreendendo o funcionário dele por ter abandonado o posto de trabalho para agredir outra pessoa. Então ele ficou quieto e foi segurar o cara.”

Outro lado

A reportagem do Lado Bi conversou por telefone com o gerente da loja Tennis One, onde começou o incidente. Ele se identificou apenas como Igor,  admitiu que houve a agressão e que Robson Sousa não agrediu seu vendedor antes do ocorrido. “Ele não agrediu, mas isso não vem de hoje”, disse o gerente, que não especificou o motivo que levou o suposto agressor a agir da forma que agiu.

A assessoria de imprensa do shopping nos mandou a seguinte nota, que publicamos aqui na íntegra:

O shopping informa que não tolera qualquer tipo de discriminação. Em relação ao caso relatado, tão logo perceberam a situação de conflito os seguranças agiram imediatamente para garantir a integridade física dos envolvidos e acionaram os responsáveis pela loja. A companhia informa ainda que entrou em contato com o Robson de Sousa para esclarecimentos necessários e encaminhamento da situação à direção da loja em questão para devidas providências.

LaerteVisao-Homofobia-CrimeA Tennis One também se pronunciou a respeito do caso, afirmando que o vendedor foi demitido. Segue a íntegra na nota enviada pela assessoria de imprensa.

Ao tomar conhecimento do fato, o shopping entrou em contato com a lojista, informando sobre o ocorrido. A dona da loja considera que nada justifica a reação do funcionário, que em consequência foi desligado.

O professor afirma que a empresa Tennis One não ofereceu qualquer assistência, por isso procurou auxílio do advogado Marcelo Gallego, que entrou com uma representação na Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (DHPP-Decradi).

O advogado foi procurado pela reportagem do Lado Bi e disse que casos como este configuram violência e menosprezo à homossexualidade alheia, com fundamento na Lei Estadual nº 10.948/01.

Gallego diz que, além da representação criminal, haverá denúncia na Secretaria de Justiça do Estado de São Paulo e eventual ação indenizatória. O advogado afirma ainda que o shopping ainda não disponibilizou as imagens do circuito interno de TV e tampouco os nomes dos seguranças que presenciaram o fato.

* Ilustrações do Laerte

Apoie o Lado Bi!

Este é um site independente, e contribuições como a sua tornam nossa existência possível!

Doação única

Doação mensal:

10 comentários

Caio

Que absurda a atitude desse cara. Imagine você está ali num ambiente calmo de um shopping sem pensar que do nada um maluco virá para cima querendo te agredir. Que mundo vivemos. No fim das contas, ele ter sido demitido não foi o suficiente. Ele deve ser denunciado por agressão e mesmo que não seja incriminado como crime de homofobia, pois a legislação é uma piada, que sofra as consequências pelo motivo torpe mesmo, é melhor do que nada. E sério ao ler isso, me deu uma vontade louca de poder arrebentar esse moleque desgraçado.

Diego

Não deixaria barato , eu revidava até ver esse verme morto, não somos sacos de pancadas para apanhar dessas bostas

Edgar

O leitor, com o mínimo de informação, julga e lança seu comentário. Vocês conhecem apenas a superfície do incidente, nem mesmo o site que os informa. Somente o denominado “agressor” e denominada “vítima’ sabem. E não vão declarar a verdade. Particularmente eu não creio que alguém sacrificaria o emprego e tranquilidade só por ter visto um homossexual. Vemos isso todos os dias. Vocês estão sendo induzidos à ideia de que existe a tal homofobia e que ela é um problema social. O problema descrito na reportagem é problema dos dois.
Paz e amor.

James Cimino

É verdade, né, Edgar? Por que alguém, no Brasil, o país que tem o maior número de casos de mortes por homofobia no mundo, iria atacar gratuitamente um homossexual? Nós temos gravações do gerente da loja afirmando que houve a agressão e que a vítima não provocou. Temos resposta oficial da assessoria de imprensa do shopping e da Tennis One dizendo que houve a demissão e que a proprietária da loja disse que nada justifica o que o cara fez. Eles tiveram a chance de contar o lado deles da história. Eu insisti bastante, mas nem o nome do funcionário querem revelar. E você? Tem o que além do seu fanatismo cego que insiste em negar a existência de um crime que acontece todos os dias?

Edgar

Não nego o crime de agressão, nego a qualificação de homofobia. Sou hetero, meu melhor amigo, e de longa data é homossexual. “saiu do armário” recentemente. Tenho um tremendo receio de ele sofrer, novamente, atentados dessa natureza. Senti muita dor ao saber que ele quase foi morto por seguranças de uma festa. Acontece, de fato, como por exemplo aquela cena detestável em que um rapaz recebeu um golpe no rosto, com uma lâmpada fluorescente, tóxica, sem ter aparentemente feito nada. O que discordo em sua matéria é a intenção de qualificar de homofobia, pois creio, veemente que esse assunto esta sendo discutido hoje, para abafar os reais problemas sociais, que perseveram desde muito tempo na nossa sociedade. Hoje, vejo mais tentativas de obtenção de direitos homossexuais e do que a defesa e manutenção dos direitos que todos nós temos garantidos na constituição. A agressão foi de um cidadão para outro. Não se trata de uma guerra de opções sexuais, trata-se de muito mais. Obrigado pela abertura de expor minha opinião, e muito mais de considerá-la.
Paz e amor.

Neto

Lendo a reportagem hoje e seu comentário, pergunto a vc Edgar: vc é doido ou se faz?? Gostaria muito que vc estivesse na pele ou na mesma situação, em que um qualquer cisma, somente cisma, com sua cara, sua roupa, seu corte de cabelo, mesmo você sendo hétero. Aí gostaria de saber se isso seria simplesmente crime de agressão. Pior de tudo é que fica provado que ele foi agredido de forma HOMOFÓBICA, com “viado”, e vem você me dizer que isso não teve motivação pela sexualidade do professor??? Faz-me rir meu caro!!! Pior de tudo ainda é ler aquele jargão de que “meu melhor amigo é gay… blablablá”. Meu melhor amigo é hétero e ele nunca disse isso comigo. Sempre teve o maior orgulho de mim assim como eu dele. E ele nunca me usou como desculpa pra justificar postura alguma com relação a nada. Sabe porque? Porque ele tem caráter, e não tem medo de enfrentar a VERDADE dos fatos. Portanto, inventa outra. Dá nojo ler comentários como o seu.

fernanda

que absurdo homofóbicos agredir pessoas homossexuais agora não podem nem sair de casa pra ir ao shopping ou a uma balada porque é agredido se não morre dentro do local morre fora e enquanto não morrer o homofóbico não é preso se quis agredir o rapaz pode muito bem agredir outras pessoa e até mesmo mulheres que não pode se defender direito!
esse é o brasil que todos querem conhecer nossa quem vê pensa que é uma coisa de deus mas ta mais pro inimigo com tanta violência!

Elton

É esse o esquema? Faz uma nota de imprensa para enganar os trouxas e deixa o monstro solto? Convenhamos que empresários deste nível podem ir mais além do que um simples comunicado.
Impune, o monstro se vingará em qualquer gay por aí!

Comments are closed.