Jake Shears é um dos personagens do documentário The Out List

The Out List: gays célebres fora do armário

Documentário da HBO traz depoimentos de gente famosa (e nem tão famosa assim) sobre a vida LGBT

por Marcio Caparica

O formato não é nada revolucionário: um fundo cinza neutro, uma iluminação perfeita, uma câmera, um entrevistado. E deixa a pessoa falar. Ao longo de uma hora, o documentário The Out List dá espaço para que homossexuais famosos como Ellen DeGeneres, Neil Patrick Harris e Cynthia Nixon desabafem sobre como suas carreiras e vidas pessoais foram afetadas por terem saído do armário. Nessas você descobre que Jake Shears, vocalista do Scissors Sisters, além de ser lindo também tem coração.

Mas interessantes mesmo são os depoimentos daqueles que não são tão famosos assim. A escritora trans (e gata) Janet Mock revela como deu sorte de ter tido a possibilidade de começar sua transição já na adolescência, como se sente na obrigação de expor sua transexualidade mesmo quando no fundo toda trans gostaria de deixar esse detalhe de sua vida lá pra trás, e a satisfação por inspirar as pessoas com seus textos. Lady Bunny, drag queen e diva, relembra o começo de sua carreira com RuPaul: “Ele foi o primeiro que disse ‘sou linda PORQUE sou drag, não apesar de ser drag!'”. Mas o melhor depoimento mesmo vem de Larry Kramer, ativista do grupo Act Up. Larry conta como os gays tiveram que se mobilizar para exigir providências contra a epidemia da AIDS que dizimava a comunidade nos anos 80. “Se hoje temos tratamentos contra HIV não foi por bondade do governo, foi por causa de nossa raiva”, ele rosna depois de lembrar como todos seus amigos morreram. “Só sobrou eu. Talvez para contar essa história hoje.”

The Out List estreou hoje no canal HBO. Vale muito tentar encontrar uma reprise. Rola reprise no domingo (1/setembro) às 15:42h no canal HBO e na quarta (4/setembro) às 22h no HBO HD [Valeu Diego!].

Apoie o Lado Bi!

Este é um site independente, e contribuições como a sua tornam nossa existência possível!

Doação única

Doação mensal: